Cassiano Ricardo: poeta nascido em São José dos Campos é um dos imortais da Academia Brasileira de Letras. Foto / Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Pelo segundo ano consecutivo o evento que divulga o poeta joseense é realizado dentro da edição da Flim no Parque Vicentina Aranha

 

DA REDAÇÃO

A 57ª edição da Semana Cassiano Ricardo, pelo segundo ano consecutivo, está sendo desenvolvida em conjunto com a Flim (Festa Literomusical), no Parque Vicentina Aranha, entre esta sexta-feira (20) e domingo (22). A Semana pertence à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

A curadoria do evento está sob responsabilidade do jornalista Júlio Ottoboni, que há quatro décadas estuda a obra e a vida do poeta nascido em São José dos Campos e imortal pela Academia Brasileira de Letras. Este ano se comemora 130 anos de nascimento de Cassiano, além dos 50 anos de sua morte.

Nesta edição, uma das novidades é a ligação do compositor Tom Jobim com Cassiano Ricardo. O fato mereceu a organização de exposição em homenagem aos 30 anos da morte do músico e 50 anos do poeta, no Pavilhão Marina Crespi, no sábado (21). “Poucas pessoas sabem que a viúva do Tom é nascida na cidade e viveu sua juventude aqui, assim como a ligação do pai do maestro e do próprio Tom com a poesia e a pessoa de Cassiano”, comentou Ottoboni.

APOIO / SUPERBAIRRO

Destaques

Nesta sexta-feira ocorrerá a exibição do documentário inédito “Acordo com Lampião: só na boca do fuzil”, seguida de debate com Moacir Assunção, autor do livro que inspirou o filme.

No sábado haverá workshop sobre a aplicação da linguagem literária em documentários e reportagens, com a jornalista Neide Duarte. Conhecida como Coca, ela é paulistana. Formou-se em jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) em 1974. Também teve formação teatral, estudando com professores como Eugênio Kusnet, Sábato Magaldi, Lauro César Muniz, entre outros. Encenou peças e escreveu livros infanto-juvenis.

Também no sábado, haverá lançamento público do livro “O gênio indomável”, sobre o artista plástico e publicitário José Ramis, intervenções poéticas e lançamento do livro “Congada”, pelo maestro William Coelho, da Orquestra Joseense. O evento termina no domingo, às 11h, com o show “Ritmo do Tempo”, da dupla Tulipa e Gustavo Ruiz.

“A inserção da Semana Cassiano Ricardo nesta 10º edição da Flim e no centenário do complexo arquitetônico do Parque Vicentina Aranha é a melhor maneira de divulgar a obra de Cassiano Ricardo. Um poeta da importância dele tem que estar sempre presente neste festival literário, que já é um dos maiores do país”, ressalta o curador Júlio Ottoboni.

PUBLICIDADE

Programação

Sexta (20)

– 19h – Palavras em Movimento – Bate-papo com Moacir Assunção

Sábado (21)

– 9h às 10h – Agora – Intervenção: Espetáculo “Punklhaço na Saturnália”

– 10h – Palavras em Movimento – Lançamento de livro: “Gênio Indomável”, de Júlio Ottoboni com Sérgio Alencar e Fernanda Santos

– 11h – Tempo de Brincar – Espetáculo circense: o coletivo Circo no Quintal apresenta “Luxo do Lixo”

– 14h às 15h30 – Palavras em Movimento – Workshop de escrita visual com Neide Duarte

– 15h – Agora – Show “Saudações Rita Lee Jones” com o grupo Cantautoras do Vale

– 18h30 às 19h – Reflexo do Tempo – Sarau de Cassiano Ricardo e novos poetas joseenses

– 19h30 – Palavras em Movimento – Lançamento do livro “As Raízes e Música da Congada de São Benedito de Cunha”, de William Coelho

Domingo (22)

– 11h – Ritmo do Tempo – Show com Tulipa e Gustavo Ruiz