Neste dia 27 (segunda-feira), comemora-se o teatro e também o circo. As datas mereceram uma semana inteira de peças teatrais no Cine Teatro Benedito Alves, no centro da cidade
DA REDAÇÃO
O dia 27 de março é comemorativo de duas manifestações culturais: é o Dia Mundial do Teatro e também o Dia Nacional do Circo. Para celebrar as datas, a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) programaram uma semana de apresentações gratuitas no Cine Teatro Benedito Alves.
Serão encenadas seis peças teatrais, com comédia, drama e tragicomédia, para os públicos infantil e adulto. Confira abaixo a programação completa. Além de uma atividade de lazer, a mostra tem o objetivo de estimular o debate e a reflexão entre artistas da cidade e região. Os debates serão realizados sempre ao final de cada espetáculo e contarão com a mediação do ator, diretor e pesquisador teatral Fernando Rodrigues.
Os ingressos são solidários (farinha de trigo ou fubá) e devem ser reservados no site da FCCR (www.fccr.sp.gov.br). O alimento, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade, pode ser levado na hora do evento.
Programação
Segunda (27) | 20h
‘Encontros’
Pilim, Panqueca e Batata resolvem se encontrar pela manhã para um cafezinho e se exercitar um pouco. A vontade de ficarem mais tempo juntos é tão grande que passam o dia todo marcando novos encontros. É desta forma que brincam de viver e vivem de brincar. Mas nessa bagunça toda, tem uma coisa que Pilim não está lembrando: é seu aniversário de 80 anos. Gênero: comédia. Realização: grupo Los Trancos e Barrancos.
Evento livre para todas as idades.
Terça (28) | 20h
‘88’
O espetáculo tem como ponto de partida a Abolição da Escravatura em 1888, permeando as trajetórias de Ada e Felipa, duas ex-escravas, vindas de lugares distintos, cujos caminhos se cruzam na cidade do Rio de Janeiro. A partir daí, desenvolvem uma relação de amizade, luta e sobrevivência. Paralela a essa narrativa, ocorre a transição para os dias atuais, por meio de uma comparação com a Constituição de 1988. Gênero: drama. Realização: grupo Cia Aya.
Evento com classificação etária acima de 16 anos.
Quarta (29) | 10h e 14h
‘Sputnik II e Outras Histórias Caninas’
Laika, Enola e Bilulaine são protagonistas de três histórias caninas. Laika, uma cachorrinha russa, foi o primeiro ser vivo a orbitar o espaço, em 1957, a bordo da nave Sputnik; Enola veio de Minas Gerais para terras paulistas em meio à pandemia de 2020; Bilulaine, uma cachorrinha imaginária, viajou o mundo todo e até escreveu um livro. Três histórias, três cachorrinhas e um universo fértil de reflexões diante do maior mistério da vida: a morte. Gênero: teatro documentário. Realização: grupo: Cia do Trailler – Teatro em Movimento
Evento livre para toda as idades.
Quarta (29) | 20h
‘À Procura de Algo Que Dure’
Caramba e Poca Telha formam uma companhia de teatro e estão criando um espetáculo. Poca Telha se apaixona por uma moça (que ele apelida de “Miojinho”) e se distrai no processo, causando um conflito com Caramba, que almeja ser um astro e encara o fazer artístico com muita seriedade. Isto põe à prova o espetáculo e a amizade entre os dois. Gênero: comédia. Realização: grupo Companhia dos Cacarecos.
Evento com classificação etária acima de 12 anos.
Quinta (30) | 20h
‘No Quintal do Mundaréu’
A peça fala de Maria, uma menina que não quer nascer e confronta quem tenta convencê-la a sair da barriga de sua mãe, porque, segundo ela, o mundo não é receptivo para as mulheres. Rumo ao seu encontro, três Marias guiadas por um ser Multiverso peregrinam por um lugarejo com a missão de celebrar o milagre do nascimento da menina. Gênero: teatro de animação. Realização: grupo Teatro do Imprevisto (GTI).
Evento com classificação etária acima de 12 anos.
Sexta (31) | 20h
‘Uma História Sobre Nós’
Um arlequim atrapalhado viaja pelo tempo e passa por diversos “reinos”, contando as leis que governaram e governam os corpos femininos ao longo dos séculos. Insatisfeito, um grupo de mulheres-mães luta para recuperar o protagonismo, desatar e corrigir os nós desse enredo histórico e de uma maternidade regida pelas leis dos homens. Gênero: tragicomédia. Realização: grupo Cia A Blau Quer Falar.
Evento com classificação etária acima de 16 anos.
> Ingressos – Em todos os espetáculos, o ingresso é solidário (farinha de trigo ou fubá), que pode ser levado na hora do evento. Reserva de ingressos no site da FCCR (www.fccr.sp.gov.br).
> Local – Cine Teatro Benedito Alves da Silva (rua Rui Dória, 935 – Centro).