“Silvia Nery e banda Som de Brincante” é o show deste sábado na praça Cônego Lima. Foto / Paullo Amarall/FCCR

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Shows variados, evento gastronômico, exposições, atrações para as crianças, este é o sábado de lazer em São José

 

DA REDAÇÃO

Violas em Eugênio de Melo

O “Encontro Sertanejo”, na Estação Ferroviária de Eugênio de Melo, vai reunir alunos das oficinas de viola de diversas casas de cultura. Em meio à roda de moda de viola, serão compartilhadas histórias nascidas no interior do Brasil que complementam o universo da música sertaneja.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 9h, na Estação Ferroviária de Eugênio de Melo, no centro do distrito.

Moda de viola e histórias em Eugênio de Melo. Foto / Divulgação

A trajetória das figureiras

Até o dia 31 de dezembro o Museu de Arte Sacra traz a exposição “Imaginário Popular – A Arte Vista Pelo Ingênuo”. O evento tem o objetivo de manter viva a cultura popular das figureiras, um patrimônio imaterial do Vale do Paraíba. São cerca de cem peças, reunindo pinturas em tela, arte têxtil e esculturas em argila e madeira.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Neste sábado, das 9h às 14h, e de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, no Museu de Arte Sacra (travessa Chico Luiz, 67 – Centro).

O universo da figureiras é tema de exposição no Museu de Arte Sacra. Foto / Paullo Amarall/FCCR

Na praça, Silvia Nery e banda

Quem for à praça Cônego Lima, no centro da cidade, vai curtir o show “Silvia Nery e banda Som de Brincante”. Ritmos diversos se intensificam de forma sofisticada, com liberdade e improvisação, dando origem ao projeto Som de Brincante.

Após o show, artistas do projeto Arte nas Ruas fazem uma apresentação.

Às 10h, na praça Cônego Lima – Centro.

PUBLICIDADE

Os 100 anos do rádio

A exposição “Meus Queridos Ouvintes”, no Parque Vicentina Aranha, celebra os 100 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil. A mostra itinerante é um convite a uma viagem pela linha do tempo da história do rádio, desde sua invenção, com exposição de aparelhos antigos e peças raras, passando por curiosidades e histórias das primeiras rádios do Brasil, além de homenagear 136 profissionais e personalidades ligados ao rádio brasileiro.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Até 31 de outubro (de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados e domingos, das 9h às 16h), no Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana).

Exposição: a história dos 100 anos do rádio no Brasil. Foto / Divulgação

Rarus e banda no Mercadão

Rarus e sua banda prometem brincar com as sensações do espectador do projeto cultural Mercadão Vivo, num show repleto de influências musicais que marcam o álbum “Blend”, formado pelo repertório do álbum homônimo e por releituras. Suas influências vêm do R&B, das baladas românticas, do rock e de outras vertentes. O projeto conta também com intervenções artísticas, city tour e feira de artesanato.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 11h, no pátio Museu de Arte Sacra (travessa Chico Luiz, 67 – ao lado do Mercado Municipal – Centro).

Rarus e sua banda mostram influências musicais no Mercadão Vivo. Foto / Divulgação

São Xico terá teatro infantil

Na praça central do distrito de São Francisco Xavier, o grupo Arteia apresenta “Os Alquimistos”, às 11h, pelo projeto Circulação, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Os personagens Eron e Ametista vivem aventuras e belas feitiçarias. Eron se encontra perdido em um lugar desconhecido quando encontra Ametista, conhecedora de mistérios e tecnologias ancestrais. Nessa aventura, eles desvendarão as simples feitiçarias do amor, respeito e gratidão.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 11h, na Casa de Cultura Júlio Neme (praça Cônego Manzi, s/nº – Centro – São Francisco Xavier).

“Os Alquimistos”: teatro infantil em São Francisco Xavier. Foto / Divulgação

‘Festival Alemão’ agita shopping

Uma das opções de lazer do fim de semana é o “Festival Alemão – Turnê Oktober Fest 2022”, que começou na sexta-feira no Shopping Jardim Oriente e prossegue até domingo (23). O público contará com muitas opções gastronômicas, entre elas eisbein (joelho de porco), chucrute, frango na cerveja, salsicha alemã, leberkäse, brezel, wurstsalat, costela, carne suína e muito mais. Para os amantes dos doces, strudel, pretzel e torta alemã. Para beber, inúmeros rótulos de cervejas artesanais.

O festival também vai contar com diversas atrações, entre elas a Banda Alemã, danças alemãs, além de bandas com muita música nacional e internacional com bandas cover. No sábado, a Banda Fass der Freude se apresenta às 19h; domingo, shows da Banda Confisco (cover do Charlie Brown Jr) às 14h e da Banda 220 Volts (cover do Capital Inicial) às 17h.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Estacionamento gratuito.

Das 12h às 22h, no sábado e domingo, no estacionamento do Shopping Jardim Oriente (rua Andorra, 500 – Jardim América).

Festival Alemão: gastronomia, chope e música no shopping. Foto / Divulgação

Palhaçaria no Cine Teatro

No Cine Teatro Benedito Alves, a palhaça Vírgula, protagonizada por Jéssica Alves, faz sua primeira apresentação solo com a peça circense “Vírgula Iltda.”. Vírgula vivencia um dia de trabalho no escritório, quase igual a todos os outros. O desconforto e o tédio da rotina não a impedem de distrair-se, passeando com a plateia por diferentes mundos.

Detalhe: Jéssica é bisneta de Benedito Alves da Silva, o construtor que dá nome ao espaço cultural da Prefeitura de São José dos Campos sob coordenação da Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Evento gratuito e livre para todas as idades. Clique [aqui] para retirar seu ingresso.

Às 20h, no Cine Teatro Benedito Alves (rua Rui Dória, 935 – Centro).

Emoção em dobro: neta de quem dá nome ao teatro em seu primeiro espetáculo solo. Foto / Divulgação

‘Chapa Quente’ no Sesi

O Teatro do Sesi recebe o espetáculo de dança “Chapa Quente – Uma Aventura Carioca”, que é definido como um exercício de velocidade que mistura house dance contemporâneo e street dance. Segundo seus realizadores, a Companhia Urbana de Dança, a montagem teve “excelente repercussão no Festival Suresnes Cités Danse (França) e no Peak Performances (Nova Jersey, EUA).

Evento gratuito e livre para todas as idades. Reserva de ingressos no site www.sesisp.org.br/eventos ou, no Instagram, pelo link na bio.

Às 20h, no Teatro do Sesi de São José dos Campos (avenida Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos).

Dança quente: espetáculo teve boa crítica internacional. Foto / Divulgação

Magia no Clemente Gomes

A 6ª mostra de Solos Teatrais apresenta “O Grande Mágico”, do grupo iTeatro – No Mundo da Lua, no Centro Cultural Clemente Gomes. A obra combina palhaçaria com artes mágicas. Concebido para abordar o tema do afeto, “O Grande Mágico” é uma experiência lúdica que transforma o público em cúmplice de uma divertida bagunça.

Evento livre parta todas as idades. Entrada com ingresso solidário (1kg de arroz). Clique [aqui] para retirar seu ingresso.

Às 21h, no Centro Cultural Clemente Gomes (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

“O Grande Mágico” une palhaçaria e magia. Foto / Divulgação
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE