Vacina contra covid-19 está disponível em São José para todas as pessoas acima de 5 anos de idade, com ou sem comorbidades
DA REDAÇÃO
Desde esta terça-feira (25), todas as crianças, com ou sem comorbidades, de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade, podem receber a primeira dose da vacina pediátrica contra a covid-19.
A vacina para crianças de 5 anos está sendo aplicada no Colégio Tableau (rua Claudino Pinto, 93 – Centro), das 8h às 21h; e no Cefe (Centro de Formação do Educador), na avenida Olivo Gomes, 250 – Santana, das 16h30 às 20h30.
Crianças de 6 a 11 anos podem ser vacinadas nesses dois locais –Tableau e Cefe – e também em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).
Na semana passada, a Prefeitura de São José dos Campos começou a vacinar as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, portadoras de deficiência, indígenas e quilombolas. Esse grupo continua sendo atendido no Colégio Tableau e no Cefe.
Também prossegue a imunização do público em geral, formado pelas pessoas acima de 12 anos. Segundo a Prefeitura, mais de 40 mil pessoas já poderiam ter recebido a segunda dose da vacina contra a covid, e mais de 180 mil a terceira ou dose de reforço.
As senhas nos postos de vacinação estão sendo distribuídas das 8h até o esgotamento das vagas, ou de acordo com a capacidade operacional e a estrutura física de cada unidade.
Veja mais informações sobre a vacinação em São José na página www.sjc.sp.gov.br/servicos/saude/vacinacao/.
Comorbidades
Para se vacinar, as crianças com comorbidades devem apresentar CPF, comprovante de endereço em São José dos Campos, termo de autorização para menores e laudo médico com a comorbidade.
As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para o acesso prioritário à vacina pediátrica são as seguintes: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, talassemia, síndrome de Down, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.