DA REDAÇÃO
A ocupação de leitos para covid-19 cresceu acentuadamente nos últimos dias e deixou a cidade de São José dos Campos em grau de “alerta máximo” segundo a classificação do Plano São Paulo. Na tarde desta terça-feira (25), 88,2% dos leitos-covid na UTI do Hospital Municipal estavam ocupados e, nas UTIs particulares, a lotação ficou em 82,6%.
O número de pacientes internados por covid na tarde de terça-feira atingiu 296 pessoas, sendo 134 nas UTIs e 162 nas enfermarias.
Em entrevista à TV Vanguarda no horário do almoço, o prefeito Felicio Ramuth explicou como está sendo feita a ocupação de leitos de UTI e de enfermaria, previu que, se necessário, novos leitos podem ser criados com rapidez e adiantou a possibilidade de endurecimento nas medidas de prevenção a partir do início de junho.
Alerta máximo
Segundo os critérios de avaliação do Plano São Paulo, de responsabilidade do Governo do Estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid acima de 80% é classificada como “alerta máximo”. A situação é a mais grave das quatro fases de medição, superando a fase de “controle”, quando a ocupação se situa entre 70% e 80%.
No boletim da segunda-feira (24), a ocupação das UTIs estava ainda maior, com 90,8% no HM e 82,6% na rede privada.
Nas enfermarias, a situação também é preocupante. Na segunda-feira, a taxa de ocupação era de 86,4% no HM e 73% na rede privada. Na terça, houve um leve recuo, registrando 83,6% e 70,5%, respectivamente.
O boletim epidemiológico da Prefeitura também registrou 1.431 mortes confirmadas por covid-19 em São José. Até o momento foram registrados 70.298 casos da doença.