Multivacinação: hora de colocar a carteirinha das crianças em dia. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Vacinas previstas na campanha estadual estão disponíveis para crianças e adolescentes de até 15 anos; ao mesmo tempo, estão sendo aplicadas vacinas contra covid-19 em crianças de 4 anos, de 3 a 5 anos com imunossupressão e reforço para adolescentes de 12 a 17

 

DA REDAÇÃO

Desde segunda-feira (8) as crianças e adolescentes de São José dos Campos com até 15 anos de idade poderão colocar as carteiras de vacinação em dia em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A campanha da Prefeitura prosseguirá até o dia 9 de setembro e terá o “Dia D” de mobilização nacional no próximo dia 20.

A ação faz parte da Campanha Estadual de Vacinação. Poderão ser atendidas crianças e adolescentes com idade de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Vacinas

– Poliomielite – Poderão ser vacinadas de forma indiscriminada com a VOP (Vacina Oral contra a Poliomielite) crianças de 1 ano até menores de 5 anos que estejam com o esquema primário completo com a VIP (Vacina Inativada contra a Poliomielite).

– Vacinas do Calendário da Criança e esquemas até os 6 anos de idade – BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/VOP, rotavírus, pneumocócica 10V, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral SCR (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (SCR e varicela) ou tríplice viral + varicela, DTP e hepatite A.

– Vacinas do Calendário da Criança a partir dos 7 anos de idade e do Calendário do Adolescente – hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano-adulto, dTpa, meningocócica ACWY, meningocócica C (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

PUBLICIDADE

Covid-19

Também começou na segunda-feira a imunização das crianças de 4 anos contra a covid-19. A vacina já atinge crianças com 5 anos ou mais sem imunossupressão. Ao mesmo tempo, também foi iniciada a aplicação em crianças de 3 e 4 anos com imunossupressão. Clique [aqui] para ver a lista de doenças aceitas para definir imunossupressão.

Segundo a Prefeitura, a vacina contra covid poderá ser aplicada simultaneamente –ou com qualquer intervalo– com as demais vacinas do calendário estadual na população a partir de 3 anos de idade.

A cidade conta com 8.979 crianças com 4 anos e a Secretaria de Saúde espera que os pais ou responsáveis procurem os postos de vacinação. Ainda não há previsão do início da imunização de crianças com 3 anos de idade que não tenham imunossupressão.

Também está disponível nas UBSs a terceira dose –ou primeira de reforço– para os adolescentes de 12 a 17 anos.

A vacinação contra covid está sendo feita nas UBSs, das 8h às 17h; no Colégio Tableau (Centro), das 8h às 21h; no Cefe (Centro de Formação do Educador), das 18h às 21h; e nas unidades do Laboratório Cipax do Vale Sul Shopping e da Praça Afonso Pena, das 10h às 16h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE