Imunização de idosos contra a gripe ainda é baixa em S. José. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Faltando 10 dias úteis para o término da segunda fase, a vacinação de idosos contra a gripe atingiu, até agora, pouco mais de 20% do público estimado em São José dos Campos.

Segundo balanço feito com base na última quinta-feira (20) pela Secretaria de Saúde do município e divulgado nessa segunda (24), idosos e professores, que começaram a ser vacinados há duas semanas, estão respectivamente com 20,8% e 8,6% do público-alvo imunizado.

Do início da campanha até o dia 20 foram aplicadas 60.138 doses do imunizante. O grupo com maior cobertura é o das gestantes (43,9%), seguido pelas crianças (42,7%), puérperas (42,4%) e trabalhadores da saúde (39,6).

Até dia 8

Iniciada no dia 11 de maio, a segunda etapa prossegue até o dia 8 de junho. Além dos idosos de 60 anos ou mais e professores, continuam a ser vacinados os integrantes do público atendido na primeira fase: trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mães com até 45 dias após o parto) e crianças de 6 meses a menos de 6 anos.

Quem pertence a um desses grupos e tomou a primeira ou segunda dose contra a covid-19, deve aguardar 14 dias para receber a vacina contra a influenza. O intervalo é necessário para que possam ser identificadas as reações de uma e de outra, se ocorrerem.

A vacinação este sendo feita nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. As senhas começam a ser distribuídas a partir das 12h.

A terceira e última etapa da campanha vai de 9 de junho a 9 de julho. Serão vacinados os seguintes grupos: doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O público total estimado no município para receber a vacina é de 279.643 pessoas.