Estudantes que participarão das nove semanas do SSP23 posam para foto no Parque da Cidade. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O Brasil sedia pela primeira vez o SSP, que oferece um curso intensivo de nove semanas realizado todos os anos no período de junho a agosto em diferentes cidades do mundo

 

DA REDAÇÃO

O “Space Studies Program” (SSP23), considerado o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial no mundo, será aberto nesta segunda-feira (26), no Parque Tecnológico, a partir das 18h. O SSP terá duração de nove semanas, com encerramento previsto para 25 de agosto.

A cerimônia de abertura será uma recepção aos participantes, entre eles cerca de 100 estudantes, de 28 países, inscritos para o programa. Eles entrarão com as bandeiras de seus respetivos países. Desde 1988, em 34 anos de existência, o SSP já formou 5.400 alunos de 110 países diferentes.

Além de autoridades locais, estaduais e nacionais, estarão presentes os principais diretores da ISU (International Space University), como a astrofísica austríaca Pascale Ehrenfreund, presidente da instituição. O evento, que será realizado no auditório Marco Antonio Raupp, será transmitido ao vivo pelo canal oficial da ISU no Youtube.

Apesar de o SSP23 ser realizado em ambiente acadêmico, tradicionalmente são realizados eventos abertos ao público com o objetivo de integrar a comunidade ao programa e divulgar as atividades relacionadas ao espaço.

Os estudos serão realizados no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Haverá também eventos abertos ao público, todos gratuitos, como painel com astronautas, competição de robôs, lançamento de foguetes e balões, filmes, entre outros.

PUBLICIDADE

Sobre o SSP

Organizado pela ISU (International Space University), é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor. Trata-se de um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de nove semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que o Brasil será sede. Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 50 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José dos Campos, a proposta para sediar o SSP 2023. O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Mais informações: https://ssp23.isunet.edu/

PUBLICIDADE

Principais eventos abertos

– 26/6 – 18h às 20h – Cerimônia de abertura – No Parque Tecnológico (Eugênio de Melo)

– 27/6 – 8h às 11h – Sessão de Cinema: “Perdido em Marte”. Com participação do físico da Nasa James Green, consultor para o roteiro do filme – No Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana

– 28/6 – 20h30 às 22h – Palestra: Viagem espacial ao longo do tempo. Speakers: James Green e o astronauta russo Mikhail Marov (participação virtual) – No Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana

– 5/7 – 15h às 17h – Painel de astronautas. Speakers: astronautas Robert Thirsk e Sian Proctor – Na Farmaconde Arena (Jardim das Indústrias)

– 14/7 – 14h às 16h – Competição de robótica. Expert: Kasuya Yoshida – No MIC (Museu Interativo de Ciências), na Vila Industrial

– 15/7 – 18h às 21h – Sessão de cinema: documentário “Telescópio Hubble” e Observação astronômica noturna. Participação do astronauta Jeff Hoffmann – No Parque Vicentina Aranha (Vila Adyana)

– 17/7 – 20h às 22h – Sessão de leitura. Expert: astronauta Jeff Hoffmann – No Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana

– 19/7 – 20h às 22h – Palestra: O lado humano na missão Columbia. Speakers: Jonathan Clark, Doug Hamilton e John Connolly – No Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana

– 22/7 – 9h às 12h30 – Lançamento de foguetes. Diretor: John Connolly – Na Feau/Univap (Urbanova)

– 24/7 – 20h às 22h – Sessão de leitura. Expert: Pete Worden – No Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana

– 29/7 – 9h às 12h30 – Lançamento de balões. Experts: Christopher Shneider Cerqueira, Carlos Eduardo Amaral e Todd Mosher – No DCTA (Centro)

– 30/7 – 9h às 12h30 – DCTA Airshow – No DCTA (Centro)

– 12/8 –20h às 22h – Sessão de cinema: “Perdido em Marte”. Participação do físico da Nasa James Green, consultor para o roteiro do filme – No Parque Vicentina Aranha (Vila Adyana)

– 25/8 – 14h às 16h30 – Cerimônia de encerramento – No Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana

PUBLICIDADE