DA REDAÇÃO
A partir de junho, bairros e parques públicos da região central da cidade passarão a contar com o patrulhamento comunitário da GCM (Guarda Civil Municipal) com o uso de bicicletas. O objetivo é garantir mais segurança para o comércio e a população.
Segundo a Secretaria de Proteção ao Cidadão (Sepac) da Prefeitura de São José dos Campos, o novo modelo é sustentável e econômico. Além disso, permitirá maior agilidade e mobilidade nas rondas e ações preventivas. Outro objetivo é estreitar o contato com os comerciantes e munícipes para aprimorar o serviço.
A atividade será realizada nas principais avenidas, praças e parques da cidade, mas terá presença efetiva na região do SuperBairro. Já estão definidas rondas no Jardim Esplanada, Vila Ema e Vila Adyana, assim como nos parques Vicentina Aranha e Santos Dumont.
Reforço
As bikes vão ampliar as inovações da Sepac já implantadas neste ano. Desde fevereiro tem sido realizado patrulhamento comunitário a pé nas principais ruas da região central, atendendo a solicitações da comunidade.
Segundo a secretaria, os guardas têm conseguido inibir o consumo de drogas, além de apoiar o trabalho da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (Sasc) em auxílio a pessoas em situação de rua.
No centro e nos bairros, a GCM faz ainda patrulhamento preventivo nas vias e equipamentos públicos com viaturas, motocicletas e ônibus de videomonitoramento.