Os presépios são uma das tradições mais antigas do Natal. Na foto, presépio montado no Museu de Arte Sacra. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Os museus do Folclore e de Arte Sacra oferecem duas exposições presenciais e uma pela internet

 

DA REDAÇÃO

Quem aprecia uma das mais antigas tradições natalinas, os presépios, tem três oportunidades. Duas estão no Museu do Folclore e outra no Museu de Arte Sacra, os dois vinculados à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) de São José dos Campos.

Segundo pesquisa do Museu de Arte Sacra, a tradição de montar presépios de Natal –uma representação da história do nascimento do menino Jesus– teve início no ano de 1223, na Itália. O então frade –depois santificado– Francisco de Assis queria mostrar aos camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus e, então, teve a ideia de recriar a cena a partir de argila e empregando trabalho manual.

PUBLICIDADE

No Museu do Folclore

A exposição virtual “Com quantas histórias se monta um presépio?” reúne textos, fotos e depoimentos em vídeo. O costume de montar presépios é uma tradição para muitas famílias e faz parte das manifestações, comportamentos e elementos presentes no “ciclo natalino”, como as ceias, luzes especiais, enfeites, rezas, folias e cantorias. A mostra destaca as histórias de quem monta, acompanha ou admira essa manifestação da cultura popular.

[Veja aqui] a exposição.

O museu também oferece um presépio ao vivo, montado em sua sede no Parque da Cidade, no bairro de Santana (região norte). A montagem do presépio deste ano foi feita pela joseense Aparecida Donizetti Santana de Souza, de 46 anos, que contou com a ajuda do marido, filhos e amigos. Aparecida é sobrinha-neta do falecido violeiro José Soares da Silva, conhecido como Zé da Viola, que era mestre da Folia de Reis Estrela de Belém.

O presépio pode ser visitado até o dia 30, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. No dia 30 também acontecerá mais uma edição da Chegada das Bandeiras, com a presença de vários grupos de Folia de Reis, que estarão encerrando o giro por vários presépios do município, principalmente da zona rural.

PUBLICIDADE

No Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra, localizado na região central, após quase dois anos fechado devido à pandemia de covid-19, reabriu as portas com a exposição de quatro presépios de Natal. A mostra tem como objetivo manter viva a tradição da montagem de presépios e aproximar o público da arte e da cultura.

A exposição ficará aberta ao público até 29 de janeiro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. A entrada é franca e o uso de máscara facial é obrigatório.

PUBLICIDADE

Serviço

Museu do Folclore

Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

Tels: (12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org

Museu de Arte Sacra

Travessa Chico Luiz, 67 – Centro (ao lado do Mercado Municipal)

Tel: (12) 3924-7329

Agendamento de visitas em grupo: (12) 3921-7226

 

PUBLICIDADE