DA REDAÇÃO
Esta segunda-feira (12) terá dois públicos se vacinando contra a covid-19 no município. Além disso, será o primeiro dia do calendário de vacinação contra a gripe. Veja, a seguir, todos os detalhes da imunização.
Vacina contra covid-19
Continua a aplicação da segunda dose da CoronaVac em idosos de 72 a 74 anos ou mais. No primeiro dia de conclusão do esquema vacinal dessa faixa etária, sexta-feira (9), compareceram 7.176 pessoas. A imunização desse grupo vai até terça-feira (13), somente nas quatro unidades da Casa do Idoso, das 8h às 17h.
É preciso apresentar documento com foto que tenha CPF e a carteirinha que comprove o registro da primeira dose no período de 19 a 23 de março.
Os idosos que desejarem retornar de carro para suas casas terão direito a um voucher no valor de R$ 20 oferecido pelo aplicativo de transporte 99 em parceria com a Prefeitura.
Pessoal da educação
Também na segunda e terça-feira, das 8h às 17h, começa a vacinação dos trabalhadores da educação acima de 47 anos de idade. Para esse grupo, o atendimento será no pavilhão interno do Cefe (Centro de Formação do Educador), na avenida Olivo Gomes, 250, no bairro de Santana.
Esses profissionais devem levar documento com foto que tenha CPF e comprovantes de endereço e de cadastro no sistema vacinaja.sp.gov.br/educacao, todos com original e cópia.
Desde o início da vacinação contra a covid foram aplicadas 122.455 doses na cidade, sendo 79.242 em idosos e 43.213 em profissionais da saúde. Calendário, boletins e outras informações estão disponíveis na página www.sjc.sp.gov.br/vacina.
Vacina contra gripe
A 23º Campanha de Vacinação contra a Influenza também se inicia nesta segunda-feira. A primeira etapa vai atender crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde.
Os postos de vacinação serão as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h. O período de vacinação para esse grupo prossegue até o dia 11 de maio, de segunda a sexta-feira. A Prefeitura recebeu a primeira remessa de imunizantes contendo 25.100 doses.
A vacina contra influenza previne, ao longo do ano, o surgimento de complicações geradas pelo vírus, diminuindo internações, complicações e mortes no público-alvo, reduzindo os sintomas –que podem ser confundidos com os da covid-19– e aliviando a pressão sobre os serviços de saúde.
Para o grupo dessa etapa é importante levar um documento com foto e CPF e, se possível, apresentar caderneta de vacinação. Trabalhadores da saúde devem apresentar o último holerite emitido que comprove atuação na área da saúde reconhecida pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).
Esta primeira etapa de vacinação vai atingir, em todo o país, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, de 11 de maio a 8 de junho, serão vacinados idosos de 60 anos ou mais e professores.
A terceira e última etapa ocorrerá de 9 de junho a 9 de julho, destinando-se a pessoas com comorbidades, portadores de deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.