Em cada 1 mil imóveis inspecionados foram encontrados dois recipientes com larvas do mosquito da dengue
DA REDAÇÃO
A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2022 e registrou o mesmo resultado de outubro de 2021. As ADLs são realizadas a cada trimestre (janeiro, abril, julho e outubro) e têm o objetivo de identificar os níveis de infestação das larvas do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, entre outras doenças.
O registro de 0,20 no IB (Índice Breteau) apontou que a cada 1 mil imóveis foram encontrados dois recipientes com larvas do mosquito. O programa de controle das arboviroses em São José dos Campos divide o município em 42 áreas e todas são visitadas para a realização da ADL. O levantamento foi feito durante todo o mês de outubro.
Prevenção
Além das avaliações trimestrais, a Prefeitura mantém diversas outras ações de combate ao Aedes aegypti por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O trabalho é realizado principalmente pelos agentes de combate às endemias e a população pode consultar o registro dos profissionais no site www.sjc.sp.gov.br.
Os agentes visitam imóveis e executam com a população um trabalho de educação e orientação sobre os riscos das doenças e como evitar recipientes que podem acumular água. Diante da notificação de casos positivos de dengue, são adotadas ações de controle de criadouro e nebulização.
A população também conta com a Operação Casa Limpa, em que os bairros com maiores índices larvários são visitados com o objetivo de eliminar objetos que possam servir de criadouros do mosquito. A Prefeitura orienta a população a ajudar a combater a dengue denunciando possíveis criadouros pelo telefone 156.