Capoeira e jongo a partir das 9h deste sábado na região sul. Foto / Paulo Amaral/FCCR

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Pelo menos seis opções de lazer e cultura gratuitas estão na agenda deste sábado (5) em São José

 

DA REDAÇÃO

Capoeira angola e jongo

Os grupos Angoleiros do Sertão e Mistura da Raça se apresentam na Casa de Cultura Tim Lopes, na região sul da cidade, a partir das 9h. O Angoleiros mostra o espetáculo “Capoeira Angola”, com versos, ritmos e gingas da capoeira e do samba rural.

O Mistura da Raça traz o show “Vivência de Jongo”, onde forma-se uma roda acompanhada de dois tambores. Contam-se histórias sobre a tradição do jongo, tudo ao som de versos cantados.

Na Casa de Cultura Tim Lopes – avenida Ouro Fino, 2. 520 – Bosque dos Eucaliptos. Classificação etária livre.

PUBLICIDADE

Joca Freire na praça Cônego Lima

O conceituado cantor e compositor joseense Joca Freire apresenta, a partir das 10h, o show “A Flauta Que me Roubaram”, em que o artista musicou poemas do joseense Cassiano Ricardo. Além do clássico “A Flauta que me Roubaram”, Joca executa “Subsolo” e “Os Hereges”, entre outras letras da obra de Cassiano.

Após o show, a partir das 11h, o espaço é ocupado por artistas populares do projeto Arte nas Ruas.

Joca Freire canta Cassiano Ricardo. Foto / Divulgação

Ana Morena no Mercadão Vivo

Às 11h, a cantora joseense Ana Morena se apresenta no projeto Mercadão Vivo, a partir das 11h, na travessa Chico Luiz, no Museu de Arte Sacra.

Shrek no Colinas

A exposição interativa “Shrek” chega ao Colinas Shopping (região oeste). Um cenário inspirado nas aventuras de Shrek, com 16 cabines, leva o público a um passeio por cenas de todos os filmes produzidos desde 2001. Personagens em 3D e apresentações em formato de marionetes, simulando uma contação de histórias, complementam a atração.

O evento começa neste sábado (5) e prossegue até o próximo dia 27, de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 13h às 20h.

Em 16 cabines, cenas de todos os filmes. Foto / Divulgação

Sarau lembra Dia da Mulher

O Cine Teatro Benedito Alves da Silva (região central) recebe o evento “Sarau Um Oito Zero”, que integra a programação especial do mês da mulher coordenada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Com início às 10h, o primeiro espetáculo remete a um aprendizado sobre as mandalas, suas origens e representações nas culturas. Tati Laukas atua como tatuadora, especializada em tatuagens femininas. Ela comanda a experiência compartilhando seu conhecimento na área de terapias bioenergéticas.

São 20 vagas pelo aplicativo São José Viva, respeitando a ordem de inscrição. Faixa etária: 16 anos.

– Mandala Intuitiva – Às 14h, Tati apresenta a técnica “stencil art”, que consiste em estampar desenhos passando a tinta para uma superfície através de um estêncil. O evento conta com a participação da grafiteira Lady Red. São 20 vagas disponíveis. Faixa etária: 16 anos.

Dança com Quiara Jofre e ArtVidance – Às 19h, Quiara se junta às meninas do ArtVidance para uma apresentação de MPB samba com homenagem a Elza Soares. Um sarau terá a participação de Ana Carvalho (cantora e arte-educadora), Zenilda Lua (escritora e poetisa) e Bruniely Lemos (atriz). Música com a MC Camilli Miranda.

Tati Laukas é uma das protagonistas do evento. Foto / Divulgação

Teatro à noite na região norte

Às 21h, integrando a temporada do CET (Centro de Estudos Teatrais), será encenada a tragicomédia “Uma História Sobre Nós”, pelo grupo “A Blau Quer Falar”. A peça trata de um arlequim atrapalhado que viaja pelo tempo e passa por diversos “reinos”, contando as leis que governaram e governam o corpo feminino ao longo dos séculos. Parto, aleitamento, rupturas, sexualidade, machismo, perdas e lutos são alguns dos assuntos abordados no espetáculo. A peça dura 90 minutos e tem classificação etária livre.

No Centro Cultural Clemente Gomes – avenida Olivo Gomes, 100 – Santana

Cena da peça “Uma História Sobre Nós”. Foto / Paulo Amaral/FCCR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE