Todas as atividades são gratuitas (algumas com ingresso solidário) e alcançam públicos de todas as idades
DA REDAÇÃO
Capoeira e samba rural na Cônego Lima
O projeto Arte na Praça, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), leva à praça Cônego Lima (região central), neste sábado (19), a partir das 10h, o espetáculo “Capoeira Angola e Samba Rural”, com o grupo Angoleiros do Sertão
Em seguida, às 11h, os artistas populares Anabê Jardini, Ari Pereira, Carlos Cesare, Guilherme Barruchi, Jefferson Mioni e Silmara Sousa se apresentam no projeto Arte nas Ruas.
Mercadão Vivo traz Carol Capucho Duo
Pai e filha apresentam na manhã deste sábado, a partir das 11h, no projeto Mercadão Vivo da FCCR, um repertório pop de músicas autorais e releituras de grandes sucessos. Na voz, a cantora Carol Capucho e, no violão, seu pai Claudio Capucho.
Além do show, o Mercadão Vivo tem outras intervenções artísticas, city tour e feira de artesanato. Na travessa Chico Luiz, ao lado do Mercado Municipal.
Comédia revisita os anos 80
Às 21h deste sábado, o grupo La Cascata Cia. Cômica, formado pelo trio de palhaços Sossego, Olindo Thompson e Olívia, encena a comédia teatral “Mansão 80”, no CET (Centro de Estudos Teatrais) da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Na peça, uma atrapalhada equipe é contratada para fazer a mudança de uma mansão que esconde um segredo. Com inspirações na cultura dos anos 80, a comédia faz menções aos ícones daquele período.
O Centro Cultural Clemente Gomes fica na avenida Olivo Gomes, 100 – Santana (região norte). O evento é gratuito, com o ingresso solidário de 1kg de farinha de trigo ou fubá.
Oficinas de foguetes para crianças
No Shopping Jardim Oriente –rua Andorra, 500 – Jardim América (região sul)–, o público infantil poderá participar, no sábado (19) e domingo (20), de oficinas de foguetes e de dobraduras. A atividade será realizada na praça de eventos do shopping.
São três horários disponíveis em cada dia, às 10h, 14h e 16h. A capacidade é de 20 crianças em cada horário e as inscrições devem ser feitas previamente pelo site: http://www.capitaldoaviao.com.br. A participação é gratuita.
Nas oficinas, serão confeccionados e lançados foguetes feitos de garrafas Pet e dobraduras de papel em 3D de foguetes e satélites do Programa Espacial Brasileiro.
Os participantes receberão um kit com sacola customizada, cartilha educacional, bloco de anotações, lápis e folder informativo, além dos materiais necessários para as oficinas. O material será distribuído gratuitamente, com exceção das garrafas Pet. Os participantes deverão levar duas ou mais garrafas Pet de 2 litros, já higienizadas.
A iniciativa é da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Funcate (Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais).
Noite de cinema no Vicentina
Às 19h, no Parque Vicentina Aranha (rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana), o Cinema ao Ar Livre apresenta o filme “Raya e o Último Dragão”, uma produção dos estúdios Disney. Com 1h30 de duração, dublado, o filme é apropriado para todas as idades.
A história se passa no mundo de fantasia de Kumandra, onde humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas uma força maligna ameaçou a Terra e os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a Terra despedaçada e seu povo dividido.
A entrada é feita mediante ingresso solidário (1kg de alimento não perecível). A administração do Vicentina avisa que, em caso de mau tempo, a atividade será cancelada. Informações sobre o tempo serão disponibilizadas nas redes sociais do parque até as 18h.
Feira de artesanato noturna
Também no Parque Vicentina Aranha, será realizada uma edição especial da já tradicional Feira de Artesanato. A diferença é que esta será uma feira noturna, entre 18h30 e 20h30.
Clube do Xadrez
A partir das 14h, o Vicentina abre seus portões também para os adeptos do xadrez e para quem ainda quer conhecer mais sobre a modalidade. O Clube do Xadrez é um encontro para a prática do jogo como lazer, oferece aulas para iniciantes e organiza torneios. Segundo a administração do parque, o clube foi criado neste mês de fevereiro e deve ser uma atividade permanente, todos os sábados, no quiosque Alfredo Galvão.