WAGNER MATHEUS
Depois de 14 anos compartilhando o dia a dia da comunidade da Vila Ema e bairros vizinhos, uma família querida está deixando a região. A Família Teodoro, que tocava o bar da Savema (Sociedade Amigos da Vila Ema e Jardim Maringá), no coração do bairro, trancou tudo com cadeado quando chegou a fase emergencial do Plano São Paulo devido à pandemia de covid-19, mas não voltou quando os bares e restaurantes puderam reabrir.
“Fechamos um ciclo e começamos um outro”, explica Cleide, esposa do Luiz, casal que há 34 anos começou a escrever a história da família nesse ramo de negócio. Ela não esconde a saudade que todos irão sentir da comunidade, mas diz que chegou a hora de sair. “Não tínhamos mais como crescer na Savema e tivemos que mudar”, diz.
Sobre o que deixaram para trás, Cleide é direta: “São ótimos clientes e grandes amigos, é muita gente boa que vai deixar saudades em todos nós”. Mas ela acha que a separação não é definitiva. “Já vieram muitos clientes da Savema aqui no Grêmio, isto é muito bom, os clientes tradicionais vão continuar, tenho certeza.”
Jardim das Indústrias
Desde a reabertura dos bares e restaurantes a família começou a fazer o que mais sabe: atender clientes e amigos, agora no bar do Grêmio Esportivo Jardim das Indústrias (Geji), na região oeste.
Assim como a Savema, o novo local é bastante agradável, lembra mais um clube que um bar. E ainda tem, ao lado, um belo campo de futebol que promete receber muita gente quando os campeonatos amadores da cidade voltarem a ser disputados. O local conta com um amplo estacionamento interno, que garante a segurança dos frequentadores.
No Grêmio, o espaço abriga 30 mesas, onde já está presente o tradicional cardápio de comidinhas de boteco que a família domina há anos. Mas tudo o que é bom ainda pode melhorar. “A clientela daqui gosta muito de peixe, então incrementamos pratos com peixes no nosso cardápio”, avisa Cleide.
Família unida
A Família Teodoro, apesar dos 14 anos de Vila Ema, sempre morou na região norte da cidade, hoje no bairro Altos de Santana. A vida no comércio de bar começou há 34 anos. “Antes de nos casarmos, eu o Luiz já estávamos trabalhando com bar”, conta Cleide. “Ficamos dez anos no clube da Philips, ficamos também um bom tempo na ADC Hitachi, sempre atendendo a convite em todos os locais onde trabalhamos.”
O tempo foi passando, irmãos foram aderindo, os filhos foram nascendo, crescendo, e todos permaneceram sempre unidos, no parentesco e no trabalho. Tanto que, há anos não existem funcionários de fora, só mesmo os Teodoro.
No ano passado, Jandir, irmão de Luiz, foi tocar um negócio próprio. Logo depois, foi a vez do filho Allan abrir um delivery de lanches na Vila Tesouro, na região leste. Com isso, ficaram Luiz, Cleide, o filho Juninho, o sobrinho Roger e Domingas, irmã do Luiz. E o time ainda foi reforçado com a entrada de Aline, mulher do Juninho, e Inês, outra irmã do proprietário.
Fé no futuro
Antes de chegar no Jardim das Indústrias, a família Teodoro passou por momentos difíceis no período de fechamento dos bares e restaurantes, praticamente desde o início deste ano. Graças a algumas economias que tinha feito, o casal pôde suportar a crise e voltar a funcionar. “Pena que muitos não conseguiram o mesmo e fecharam as portas”, lamenta Cleide.
Por isso, a volta ao trabalho está sendo comemorada todos os dias pelos Teodoro, que saem do Altos de Santana e atravessam a cidade para chegar ao Jardim das Indústrias. Cansada? “Que nada, estamos muito felizes, acho que dá para perceber no brilho dos meus olhos”, completa a comerciante.
Serviço
Bar do Grêmio / Família Teodoro
Grêmio Esportivo Jardim das Indústrias (Geji)
Local – Rua dos Amores Perfeitos, 63 – Jardim das Indústrias
Funcionamento – de quarta a sexta, das 15h às 22h; sábados e domingos, das 9h às 18h. (Devido à fase de transição do Plano São Paulo, o horário de fechamento, a partir deste sábado, será às 21h).
Instagram – Família Teodoro Petisco