Nesta terça-feira serão vacinados os jovens de 16 e 17 anos com comorbidades e deficiências, gestantes e puérperas
DA REDAÇÃO
Depois de completar a agenda da população adulta acima de 18 anos de idade com a primeira dose, a campanha de imunização contra a covid-19 entra em outra fase em São José dos Campos: os adolescentes com comorbidades.
Nesta terça-feira (17), serão vacinados os jovens de 16 e 17 anos com comorbidades ou deficiência. Esse grupo também inclui as puérperas que deram à luz há até 45 dias e as gestantes dessa faixa etária.
Documentação e locais
A vacinação será feita nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h. Se não estiver acompanhado, o adolescente precisa apresentar autorização assinada por um dos pais ou o responsável legal, além de comprovante de endereço na cidade e documento oficial com foto que tenha CPF.
Os integrantes desse grupo também devem levar os documentos específicos para comprovar a condição definida como prioridade para receber a vacina.
No caso de comorbidade, é necessário levar relatório médico com especificação da comorbidade ou receita médica (pelo menos dos últimos 12 meses) com CRM legível.
No caso de deficiência, é necessário exibir qualquer um dos seguintes documentos: laudo médico que indique a deficiência; comprovação de atendimento em centro de reabilitação ou unidade especializada; documento oficial com a identificação da deficiência; cartão de gratuidade do transporte público; autodeclaração com modelo fornecido pela Prefeitura. Se for cadastrado no BPC (Benefício de Prestação Continuada), levar o número do registro que demonstre ser beneficiário.
Gestantes e puérperas devem levar o cartão de pré-natal atualizado (grávidas) e certidão de nascimento da criança (puérperas), além de original e cópia do termo de consentimento, conforme modelo definido pela Prefeitura.
18 anos ou mais
As pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose podem ser vacinadas nas quatro unidades da Casa do Idoso, das 8h às 17h. É necessário levar documento com foto que tenha CPF e comprovante de endereço no município no nome da pessoa a ser vacinada.
Orientações
As orientações sobre os documentos e declarações para os casos de filhos que moram com os pais, pessoas que vivem juntas sem ser casadas oficialmente, atletas, estudantes e trabalhadores temporários estão na página www.sjc.sp.gov.br/covid-1dose.
Recomenda-se a todos os grupos que cheguem até as 15h30 nos locais de vacinação para não haver desperdício de doses.
Segunda dose
Quem recebeu a primeira dose de AstraZeneca até 28 de maio e de CoronaVac até 17 de julho pode completar o esquema vacinal contra a covid nesta terça-feira. Todos os 46 locais de vacinação em São José dos Campos estarão abertos a partir das 8h.
Nas Casas do Idoso e UBSs, a aplicação da segunda dose será das 8h às 17h; no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h; e no Colégio Tableau, das 8h às 19h.
Os vacinados com a CoronaVac entre 19 e 23 de julho devem ficar atentos à divulgação do calendário pelo site e redes sociais da Prefeitura. Segundo a Secretaria de Saúde, desde o dia 11 o município vem cobrando do Governo do Estado o envio da remessa do imunizante para completar o ciclo vacinal dessas pessoas.
Recomenda-se chegar no máximo uma hora e meia antes do encerramento dos horários de vacinação –até as 10h30 (Cefe), 15h30 (Casas do Idoso e UBSs) e 17h30 (Tableau). Após esses horários, os frascos só poderão ser abertos se houver número suficiente de pessoas para utilizar todo o conteúdo de modo a evitar perda de doses.
Veja mais informações sobre documentação e endereços na página www.sjc.sp.gov.br/covid-2dose.
Balanço
Desde o início da campanha de vacinação contra a doença, a Prefeitura aplicou 722.294 doses, assim distribuídas: primeira dose (510.007), segunda dose (196.221) e dose única (16.066). Considerando-se o número estimado de 551.219 habitantes acima de 18 anos, a cobertura é de 95,43% da população com pelo menos uma dose e 38,51% com o esquema vacinal completo.