Adolescentes de 12 a 17 anos podem receber o primeiro reforço da vacina. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Veja os adultos que podem receber a quarta ou quinta dose; crianças imunossuprimidas (3 a 4 anos), crianças a partir de 5 anos e adolescentes também podem se vacinar

 

DA REDAÇÃO

A vacina contra a covid-19 em São José dos Campos continua sendo oferecida à população, como novas doses e ampliação dos grupos atendidos. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a imunização é importante para evitar o surgimento de novas variantes e o registro de novos casos, internações e óbitos.

Veja a seguir o quadro de vacinação em operação desde a última terça-feira (2).

Quarta dose

A quarta dose –ou segundo reforço– para pessoas com 30 anos ou mais começou a ser aplicada na terça-feira. As 35.705 pessoas entre 30 e 34 anos que receberam a terceira dose (primeiro reforço) estão aptas a tomar a quarta. Porém é preciso respeitar um intervalo de no mínimo quatro meses desde a última dose recebida.

Quinta dose

Ainda pode receber a quinta dose (ou terceiro reforço) quem tem mais de 50 anos de idade e possui imunossupressão, ou quem tem 40 anos ou mais e só recebeu até agora a dose única da vacina da Janssen.

Trabalhadores da saúde

A quarta dose também está disponível para os profissionais que atuam na área da saúde, tanto na rede pública quanto na rede privada. Veja as ocupações que têm direito à vacina: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Também podem se vacinar os trabalhadores de apoio: recepcionistas, seguranças, serviços gerais, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, entre outros. A vacina se estende aos estudantes da área da saúde que estejam prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

PUBLICIDADE

Crianças imunossuprimidas

Seguindo a nota técnica 213/2022 do Ministério da Saúde, as crianças imunossuprimidas de 3 a 4 anos de idade já podem receber a vacina. Em São José, o número de crianças aptas a serem vacinadas é de 17.278. O imunizante é o CoronaVac. [Veja no site da Prefeitura –www.sjc.sp.gov.br– a lista de doenças consideradas para imunossupressão].

Crianças com 5 anos ou mais

As crianças a partir de 5 anos de idade devem procurar os pontos de vacinação, onde devem receber a vacina da Pfizer.

Reforço para adolescentes

Todos os adolescentes de 12 a 17 anos podem receber o primeiro reforço (terceira dose) da vacina.

PUBLICIDADE

Pontos de vacinação

Durante a semana (segunda a sexta-feira), as vacinas estão disponíveis nos seguintes locais:

– UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – Das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h, e das 13h até o esgotamento das doses ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade.

– Colégio Tableau – Das 8h às 21h, na rua Claudino Pinto, 93 – Centro.

– Cefe (Centro de Formação do Educador) – Das 18h às 21h, na avenida Olivo Gomes, 250 – Santana.

– Laboratório Cipax – Das 10h às 16h, nas unidades do Vale Sul Shopping (Jardim Satélite) e da Praça Afonso Pena (Centro).