Pessoas com 18 anos ou mais fecharam, nesta segunda-feira, os grupos com comorbidades e deficiência permanente. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Começam a ser vacinadas pessoas abaixo de 60 anos e sem precisar comprovar comorbidades ou deficiências

 

DA REDAÇÃO

Depois de “fechar”, nesta segunda-feira (7), a vacinação dos grupos com comorbidades e deficiência permanente a partir dos 18 anos, nesta terça-feira (8) a imunização chega à população abaixo dos 60 anos. Receberão a primeira dose da vacina CoronaVac as gestantes e puérperas com 18 anos ou mais.

A vacinação será feita nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município e no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h. É preciso apresentar documento oficial que tenha CPF, além de comprovante de endereço na cidade e cartão de pré-natal atualizado (grávidas) e certidão de nascimento da criança de até 45 dias (puérperas).

A Prefeitura informou que gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não se vacinaram também podem comparecer às unidades.

Deficiência grave

Também poderão se vacinar a partir desta terça as pessoas com deficiência grave, agora sem a necessidade de comprovar inscrição no BPC (Benefício de Prestação Continuada).

As deficiências abrangidas são as seguintes: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; alguma deficiência intelectual permanente que limite as atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar etc.

A vacinação, com AstraZeneca, será feita nas UBSs e no Cefe, das 8h às 12h, e também nas quatro unidades da Casa do Idoso, das 8h às 17h.

Os documentos necessários são o original e cópia –que ficará retida– do relatório médico com especificação da deficiência grave e/ou documento oficial que comprove a condição, além de documento oficial com foto, que tenha CPF, e comprovante de endereço em São José dos Campos.

Grupos concluídos

Nesta segunda-feira, foi concluída a chamada para vacinação das pessoas com comorbidades ou deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos completos ou mais.

Na sexta-feira (4), já haviam sido imunizados 2.253 integrantes desses grupos com 24 anos ou mais, além de gestantes e puérperas, profissionais da saúde, idosos e motoristas do transporte coletivo urbano.

Também foi realizado na sexta o Dia D da segunda dose para quem estava com a vacina em atraso. Um total de 82 pessoas, entre idosos, profissionais da saúde e da educação concluiu o esquema vacinal. Mesmo assim, quem ainda não conseguiu comparecer poderá procurar um dos postos de vacinação pois as vacinas estão reservadas.

Outros grupos que estão com a primeira dose em andamento continuarão a ser imunizados. Para horários, locais e documentos necessários para públicos prioritários, deve-se consultar o calendário na página www.sjc.sp.gov.br/covid-1dose.

Desde o início da vacinação contra a covid-19 foram aplicadas, em São José, 295.767 doses, assim distribuídas: idosos (170.321), profissionais da saúde (65.334), pessoas com comorbidades (50.333), trabalhadores da educação (8.401), motoristas e cobradores (1.378).

Boletim

O boletim da Prefeitura divulgado no final da tarde desta segunda-feira apontou situação ainda grave na ocupação de leitos exclusivos para covid. A taxa é de 88,1% nas UTIs e de 66,1% nas enfermarias, no conjunto dos hospitais públicos e privados da cidade. No Hospital Municipal, 80,3% dos leitos de UTI e 71,8% de enfermaria estão ocupados.

Até nesta segunda-feira foram confirmadas 1.556 mortes pela doença no município, sendo oito notificadas nas últimas 48 horas. Do total de 75.243 casos registrados, 6.328 pacientes se recuperam em casa e 256 estão internados.