DA REDAÇÃO
A partir desta quarta-feira (12), a Prefeitura de São José dos Campos dará início à vacinação de mais um grupo contra a covid-19. Serão vacinadas pessoas com 58 e 59 anos que comprovem as comorbidades definidas como prioridade pelo Governo do Estado de São Paulo (veja quais são no final do texto).
Na quinta-feira (13) será a vez das pessoas de 56 e 57 anos com comorbidades e, na sexta (14), do grupo com 55 anos.
Para imunizar este público, o município recebeu 12.220 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. O intervalo entre a primeira e segunda dose desse imunizante é de 90 dias.
Documentos e locais
Para receber a primeira dose será obrigatório apresentar original e cópia de relatório, receita, prescrição médica ou qualquer outro documento que comprove a patologia, desde que emitido nos últimos 12 meses. A apresentação de documento com foto que tenha CPF e comprovante de residência em São José dos Campos também será obrigatória.
A vacinação será realizada nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 12h. A Secretaria de Saúde orienta que a população procure, preferencialmente, a unidade de referência do seu bairro para receber a vacina.
Comorbidades previstas
Insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática, HIV.
Outros grupos e influenza
Enquanto isso, continua nesta quarta-feira a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 em pessoas entre 18 e 59 anos com síndrome de down, transplantados imunossuprimidos e pacientes em diálise. Também serão imunizados profissionais da saúde.
Prossegue igualmente nesta quarta a vacinação contra o vírus influenza tipo A (H1N1) e B (gripe comum) para pessoas com 60 anos ou mais e para professores que comprovem estar exercendo a atividade. A vacinação desses grupos poderá ser feita até o dia 8 de junho.
Veja informações sobre a vacinação desses grupos, que foi iniciada na terça-feira.