DA REDAÇÃO
O Projeto S, que vacinou a população adulta do município de Serrana (SP), mostrou que, com 75% do público-alvo imunizado, a pandemia de covid-19 pode ser controlada. A vacinação foi feita pelo Instituto Butantan com duas doses da CoronaVac e o resultado foi anunciado nessa segunda-feira (31).
No total, foram vacinados 95% dos habitantes acima de 18 anos da cidade que fica na região de Ribeirão Preto. Com isso, caíram 95% as mortes, 86% as internações e 80% os casos sintomáticos da doença.
O estudo clínico de efetividade, como foi chamado o projeto, teve início em fevereiro e se estendeu até abril. A redução dos indicadores da pandemia foi constatada com a comparação dos dados registrados antes e depois que cerca de 27 mil moradores com mais de 18 anos completaram o ciclo de imunização com duas doses da vacina, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação.
Proteção a todos
A pesquisa mostrou também que a vacinação protege tanto os adultos imunizados quanto crianças e adolescentes que não receberam a vacina. A população total de Serrana é estimada em torno de 45 mil pessoas. A imunização gerou uma espécie de cinturão imunológico, reduzindo drasticamente a transmissão do coronavírus no município.
“Agora também sabemos que ela [a CoronaVac] provoca efeito benéfico em uma população inteira, protegendo tanto os vacinados quanto os não vacinados e reduzindo a circulação viral de forma expressiva”, afirmou Dimas Covas, diretor do Butantan.
A cidade de Serrana foi escolhida para o estudo porque apresentava alto índice de infecções por covid, além de estar perto de um centro universitário e ter um hospital regional. O objetivo do Butantan foi estudar o impacto epidemiológico da vacinação no conjunto da população adulta para avaliar a possiblidade de contenção da pandemia.