DA REDAÇÃO
O Vale dos Pinheiros, bairro na região central de São José dos Campos, localizado na continuação do Jardim Esplanada II, vai receber novas galerias de águas pluviais para resolver o problema de alagamentos que ocorrem sempre que há chuvas fortes no local.
A obra consiste na ampliação da rede de águas pluviais nas ruas Guajás e Manoel Saldanha, a principal do bairro. A rede será feita com tubo de polietileno de alta densidade (Pead). O prazo de entrega é de 90 dias, a vencer no dia 16 de agosto.
A licitação aberta pela Prefeitura foi vencida pela empresa Edmílson Porfírio da Silva – Locação e Construção Civil M.E. pelo preço de R$ 392.371,50.
Problema antigo
A dona de casa Nair dos Santos Soares, que mora no início da rua Guajás, diz que o problema de alagamentos no local é antigo. “Moro aqui há uns 12 anos e sempre que vem chuva grossa a enxurrada invade além do portão da casa”, explica.
“Uma vez foi preciso três pessoas com rodos para retirar a sujeira que veio com a chuva”, conta a moradora, completando: “Nem sabia que ia ter essa obra, ela vai ser muito boa para nós”.
A poucos metros da casa de dona Nair, na praça Juruna, mora Ana Maria Moretti, que é uma das pioneiras do Vale dos Pinheiros, onde está há 26 anos. Ela também é testemunha do problema. “Sempre que chove forte por aqui, a rua inteira fica alagada, a água emenda de uma calçada à outra”, relata.
Pacote
A galeria do Vale dos Pinheiros faz parte de um pacote de obras de drenagem anunciado pela Prefeitura, incluindo serviços no Jardim Satélite, Torrão de Ouro e Bosque dos Eucaliptos, a um custo total de R$ 1,4 milhão. Os quatro locais são considerados pontos críticos em relação a alagamentos.