DA REDAÇÃO
A vacinação contra covid-19 prossegue nesta quinta-feira (13) para profissionais e estagiários da área da saúde e para deficientes entre 55 e 59 anos. Veja abaixo os grupos, funções, locais e horários, além dos documentos necessários.
Desde o início da imunização contra a covid foram aplicadas 224.592 doses no município, sendo 156.353 em idosos, 57.857 em profissionais da saúde e 7.937 em trabalhadores da educação.
A vacina contra a gripe também continua a ser aplicada em pessoas com 60 anos ou mais e professores que comprovem estar exercendo a atividade. A imunização desses grupos prosseguirá até o dia 8 de junho.
Na área da saúde
A Prefeitura vai vacinar a partir desta quinta-feira uma nova faixa de profissionais e trabalhadores que exercem funções em estabelecimentos de saúde. Eles receberão a primeira dose da vacina da AstraZeneca/Fiocruz.
Confira as funções: auxiliar administrativo de hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios de análises clínicas, serviços de diagnóstico e imagem, serviços de remoção, farmácias, drogarias; instrumentador cirúrgico de hospitais e clínicas; técnico de nutrição e dietética de hospitais; técnico de prótese/protético; optometrista; ortoptista.
Desde quarta-feira (12) foram incluídas no grupo autorizado a receber vacina as seguintes funções: motorista de ambulância, auxiliar de limpeza, serviços gerais e estagiários (cursos de saúde) que trabalhem em estabelecimentos de saúde.
Documentos e locais
Procurar uma das Casas do Idoso, das 8h às 17h.
A vacina continua a ser aplicada às outras funções que já estão sendo imunizadas. A lista das funções e dos documentos necessários está disponível na página www.sjc.sp.gov.br/vacinacao.
Doses
Para imunizar os profissionais e trabalhadores de apoio à saúde, o município recebeu 12.220 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. O intervalo entre a primeira e a segunda dose desse imunizante é de 90 dias.
Deficientes de 55 a 59 anos
Começaram a ser vacinadas na quarta-feira pessoas entre 55 e 59 anos com deficiência permanente e cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O grupo inclui pessoas com as seguintes deficiências: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar etc.
Documentos e locais
É necessário apresentar documento oficial com foto que tenha CPF, comprovante de endereço em São José dos Campos, bem como original e cópia do cadastro no BPC que demonstre ser beneficiário. A cópia ficará retida.
Para as pessoas com deficiência, a vacina estará disponível nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h, para oferecer mais conforto aos que têm dificuldade de locomoção.
Doses
Para imunizar este grupo, o município recebeu a vacina AstraZeneca/Fiocruz. O intervalo entre a primeira e a segunda dose desse imunizante é de 90 dias.
Vacina contra a gripe
A segunda etapa da vacinação contra o vírus influenza tipo A (H1N1) e B (gripe comum) beneficia pessoas com 60 anos ou mais e professores que comprovem estar exercendo a atividade.
As pessoas que pertencem aos grupos aptos a receber tanto a vacina contra gripe quanto contra covid-19 devem aguardar 14 dias entre um e outro imunizante. De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, o intervalo entre as duas vacinas é necessário para que as reações de uma e de outra, caso ocorram, possam ser identificadas.
Documentos e locais
Idosos devem apresentar documento com foto e CPF, e professores, documentação que comprove vinculação ativa com escolas de nível superior ou básico. Se possível, levar a caderneta de vacinação.
A vacina estará disponível nas 40 (UBSs, das 12h às 17h. As senhas começam a ser distribuídas às 12h.