Destaque da programação é o show de Ivan Lins no sábado; além disso, haverá oficinas para o público infantil, exposição fotográfica, roda de choro e concerto com a Orquestra Joseense
DA REDAÇÃO
O complexo Vicentina Aranha completa 101 anos neste domingo (27) e preparou uma programação especial com atrações que começam nesta quinta-feira (24). O show “Abre Alas”, com Ivan Lins, no sábado (26), é o destaque da comemoração.
Todas as atrações são gratuitas e não é necessário fazer reserva ou retirada de convites. O ingresso solidário opcional, em benefício das entidades assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São José dos Campos, é 1 kg de alimento não perecível, que pode ser entregue no ponto de coleta da portaria principal do parque, diariamente, das 6h às 21h.

Programação
Quinta (24)
– Quinta com Choro: Roda Especial – Das 18h30 às 20h30, no Quiosque São José
Sexta (25)
– Concerto com o Núcleo de Música Antiga do Caeb – Às 19h, na Capela Sagrado Coração de Jesus
Sábado (26)
– Oficina de criação de personagens – Às 11h e às 16h, no Pavilhão Marina Crespi; máximo 20 participantes (por ordem de chegada)
– Contação de Histórias para o público infantil – Às 15h, no Pavilhão Marina Crespi; máximo 20 participantes (por ordem de chegada)
– Exposição fotográfica “Olhares sobre o Vicentina” – Abertura às 16h, com visitação até 15 de maio; de quinta a domingo, das 9h às 17h, no Pavilhão São José
– Show “Abre Alas”, com Ivan Lins e banda – Às 19h, no Bambuzal
Domingo (27)
– Vicentina de Portas Abertas – Visita mediada com início às 9h; ponto de encontro no Pavilhão Central
– Concerto “Tão Jobim” – Com a Orquestra Joseense e a cantora Ana Morena; às 10h30, no Bambuzal

101 anos
Inaugurado em 1924, o Sanatório Vicentina Aranha foi um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina, até ser desativado após a invenção da penicilina, que permitiu o tratamento sem necessidade de internação.
Em 2007, todo o complexo arquitetônico e histórico foi adquirido pela Prefeitura de São José dos Campos e, desde então, funciona como um parque dedicado ao lazer, cultura e preservação ambiental dentro de um bairro residencial, a Vila Adyana. Desde 2011, está sob a gestão da Afac – Organização Social de Cultura.

Serviço
– O quê? – Vicentina Aranha 101 Anos
– Quando? – De quinta-feira (24) e domingo (27); veja a programação
– Onde? – Rua Engº Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana
– Como? – Atrações gratuitas, sem necessidade de reserva de ingresso; Ingresso solidário opcional: 1 kg de alimento não perecível