Flávio Almeida: lojas premium da Vila Ema e do Urbanova (na foto) ganharão maior variedade de itens e marcas ainda no primeiro trimestre. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

As novidades são as primeiras da Comercial Villa Simpatia, empresa surgida da fusão de duas redes com operação na RMVale. Em entrevista ao SuperBairro, o executivo Flávio Almeida ressaltou o interesse em estreitar os laços com a comunidade

 

DA REDAÇÃO

A fusão entre as redes de supermercados Villarreal e Simpatia irá completar 60 dias no próximo dia 15. Nesse período, os clientes das lojas do Villarreal nos bairros Vila Ema e Urbanova já puderam notar mudanças importantes, entre elas o parcelamento de compras em até três vezes e um número maior de mercadorias em oferta.

O SuperBairro entrevistou o empresário Flávio Almeida, um dos sócios administradores da nova rede, que confirmou essas e outras inovações que serão implantadas nos próximos meses. Uma delas, segundo Flávio, prevista para ser concluída neste primeiro trimestre, é o reforço nas gôndolas com pelo menos 2.000 novos produtos, ampliando a opção de itens e marcas disponíveis para os clientes.

Com a fusão, considerada a primeira e maior realizada nesse segmento na RMVale, nasceu a Comercial Villa Simpatia Ltda., que já está entre as 100 maiores empresas do ramo no país, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). São 13 lojas em operação e mais de 1.500 colaboradores diretos nos municípios de São José dos Campos, Caçapava, Pindamonhangaba, São Bento do Sapucaí e Cruzeiro.

As bandeiras das lojas Villarreal e Simpatia foram mantidas para continuar atendendo o perfil de clientes de cada uma, o Villarreal atuando com lojas de perfil premium e as unidades do Simpatia operando com lojas abastecedoras.

O também sócio administrador Gustavo Nunes afirmou, durante o evento que anunciou a fusão, que a Comercial Villa Simpatia deverá iniciar, a partir do próximo ano, a abertura de novas lojas, com a meta de ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão de faturamento anual até 2026. “Neste processo de crescimento dos dois primeiros anos também está contemplada a implantação de um novo CD [Centro de Distribuição] da empresa”, acrescentou.

PUBLICIDADE

ENTREVISTA

Mais de 2 mil novos produtos em cada loja e outras inovações

SuperBairro – As metas futuras da rede preveem inovações nas lojas? O que os clientes da Vila Ema e do Urbanova podem esperar?

Flávio Almeida – No primeiro momento, priorizamos a integração das empresas. Cumprimos o objetivo de, ainda nas duas primeiras semanas de janeiro, realizar uma transição sem que houvesse nenhuma intercorrência que afetasse nossos clientes. Passada esta etapa inicial, estamos focados na ampliação do sortimento das lojas. Esta ação já está em andamento e, até o final no primeiro trimestre, a nossa expectativa é garantir um incremento de pelo menos 2.000 novos produtos nas lojas.

Nos primeiros 15 dias após a fusão já foi possível notar algumas mudanças na unidade do Villarreal da Vila Ema: parcelamento de compras em até três vezes, produtos em oferta a preços pouco usuais anteriormente. Isto significa o início de outras inovações?

Sim, esta e outras mudanças já estão sendo percebidas pelos nossos clientes, como, por exemplo, a oferta de novos produtos e a ampliação da qualidade de alguns setores, como o de hortifruti. Estamos adotando também um monitoramento contínuo da concorrência para que possamos oferecer cada vez mais melhores preços, as melhores ofertas e promoções com o melhor custo/benefício em relação aos praticados no mercado.

Quais expertises a rede Simpatia leva para a rede Villarreal?

Na verdade, entre os vários benefícios de uma fusão está o de poder compartilhar as boas práticas de cada empresa em uma única operação. Vamos construir uma rede que terá o melhor de cada bandeira em sua operação.  Essa expertise será implementada em todas as lojas. O importante é que o grupo cresça com essa soma de forças e consiga repassar aos clientes essa diversidade em forma de benefícios.

PUBLICIDADE

Qual é exatamente o perfil de uma unidade da rede Villarreal?

As unidades da Vila Ema e do Urbanova são lojas de perfil premium. São lojas que atendem o cliente mais exigente, que valoriza um produto mais refinado, de maior qualidade e marcas renomadas, porém não abre mão de um preço justo. É exatamente para atender esse perfil de clientes que estamos ampliando o nosso mix de produtos e reforçando parcerias com fornecedores para garantir o melhor custo/benefício ao nosso público.

A unidade Vila Ema do Villarreal tem um problema que está se tornando crônico: a presença a cada dia maior de pedintes e pessoas em situação de rua nas portas da loja e no acesso ao estacionamento. A empresa pretende tomar providências em relação a isto?

Infelizmente, essa é uma situação que ocorre em todo o país e aqui em São José dos Campos também convivemos com essa triste realidade, não só na Vila Ema, mas nos semáforos e esquinas de vários bairros da cidade. No caso específico da Vila Ema, o Villarreal é um grande polo de atração de movimento de pessoas que também são consumidoras de outras lojas do comércio local. Essa grande movimentação faz com que as pessoas em situação de rua vislumbrem, no bairro, maiores oportunidades de conseguir ajuda e apoio. Lamentamos profundamente a situação dessas pessoas e mantemos um contato constante com a equipe do serviço de Ação Social da Prefeitura Municipal para que sejam tomadas as devidas ações de acolhimento e encaminhamento delas para condições de vida mais dignas.

O antigo Emaserv, antecessor do Villarreal, praticava uma política de relacionamento com a comunidade que incluía a realização ou patrocínio de eventos como passeios de bike, concursos e outros. A nova rede tem planos nesse sentido?

Ser uma empresa que mantém laços estreitos com a comunidade de clientes e moradores dos bairros da região da Vila Ema está e sempre estará no nosso plano de ações. Com a devida antecedência, estamos abertos para analisar toda e qualquer iniciativa de eventos ou solicitação de apoio ou patrocínio. Nos agrada muito essa proximidade com a comunidade local onde atuamos.

PUBLICIDADE
APOIO SUPERBAIRRO