Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

São José dos Campos, como todas as cidades do mundo, tem seus centros e centros… centro onde ocorreu o início da cidade, portanto histórico, em que nós temos o Banhado, a igreja Matriz (linda pintada de azul), o tradicional “Mercadão” em que se encontram gentes de diversas classes sociais por conta dos “benditos” pastéis! E se você, leitor, nunca comeu –o que me parece insólito– não perca a oportunidade. Aos sábados e domingos aquele lugar fica entupido, cuidado do com o vírus!

Lá também é um lugar de desigualdade como normalmente acontece nos centros urbanos de criação dos municípios. Mas este texto não tem a função de comentar sobre isto. Quero falar hoje sobre preconceito regional!

Isto mesmo! Dizer que moro na Vila Adyana causa desconforto em mim, muitas vezes… porque ou as pessoas não têm ideia de onde fica tal bairro ou me julgam rica. Eu, rica! Moro com meus pais, um pai muito trabalhador –com carteira registrada desde os nove anos– e nem rico ele ficou.

Ele gosta de morar aqui porque é um bom bairro para se envelhecer…

PUBLICIDADE

Voltando à minha impressão sobre a impressão das pessoas sobre mim… pode ser encanação. Mas às vezes, só em dizer que moro para estes lados de cá, tem gente que fica mais tranquilo, se sentindo mais seguro como se eu fosse incapaz de realizar qualquer maldade… mal sabem…

Dependendo da situação, todo mundo é capaz de tudo! Infelizmente é a real!

Eu amo “ser de lugar nenhum”, segundo os Titãs. Mentira: amo ser paulistana da gema, nascida na Maternidade São Paulo.

Mas sou pobre, gosto de conhecer diversos lugares, também dentro do perímetro urbano da “minha” São José… contraditória… rs.

Eu gosto de histórias de amores e abandono, de calçada, política e olhar nos olhos, ouvir encantada –mas ainda não sou educada e me meto no assunto.

Se forem histórias desta região que o SuperBairro cobre é bem legal porque moro aqui há cerca de 30 anos, mas vivo agoniada sem ideias de pautas. Mas, se longe daqui, eu supertopo, humildemente, ouvir também!

PUBLICIDADE

> Vana Allas é jornalista (MTb nº 26.615), licenciada em Letras (Língua Portuguesa) e pós-graduada em Filosofia da Comunicação. É autora do livro “Vale, Violões e Violas – Uma fotografia do Vale do Paraíba”. Mora na Vila Icaraí.