Passageiros se encaminham para o embarque rumo ao Rio de Janeiro. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Seis voos semanais estão interligando as duas cidades, três em cada sentido; linha do VLP também conecta o aeroporto com a região central e o Terminal Intermunicipal

 

DA REDAÇÃO

Nesta quarta-feira (3) completa uma semana a operação da Gol Linhas Aéreas com voos de passageiros no aeroporto de São José dos Campos. Estão sendo realizadas seis viagens por semana, três entre São José e Rio de Janeiro e três entre o Rio e São José.

Os voos partem de São José nas segundas, quintas e sábados, às 6h20, com chegada no Aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão) às 7h25. Nas quartas, sextas e domingos, saem do Rio às 21h55, com chegada em São José às 23h.

A aeronave utilizada é um Boeing 737-800, com capacidade para 186 passageiros. Os bilhetes podem ser adquiridos no site da companhia aérea e em agências de viagem.

Conexões

Cerca de 40 minutos depois da chegada no Rio, é possível fazer conexão para cerca de 20 destinos diferentes no Brasil, entre eles Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Maceió, Aracaju, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Navegantes (SC), Vitória e Belo Horizonte.

De acordo com a SJK Airport, outros destinos –alguns internacionais, como Buenos Aires e Santiago– poderão ser incluídos no pacote em parceria com a Gol, mas ainda dependem do remanejamento de ajustes de horários no aeroporto do Rio.

A administração do Aeroporto Prof. Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos, está concedida à empresa SJK Airport desde novembro do ano passado por um período de 30 anos. A previsão da empresa é investir até R$ 130 milhões no terminal.

PUBLICIDADE

Mais investimento

Na mesma semana do voo inaugural de passageiros, a SJK Airport anunciou que o aeroporto de São José poderá se transformar no quarto maior da região expandida de São Paulo após novos investimentos na construção de um novo terminal de cargas e de passageiros, entre outras melhorias.

O planejamento para a expansão foi apresentado pela concessionária em reunião no dia 25 de março que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD) e do prefeito Anderson Farias (PSD).

A previsão é que os recursos para a expansão sejam investidos em uma área de 2 milhões de m2 ao lado do terminal, de acordo com estudos preliminares desenvolvidos em conjunto com o Comando da Aeronáutica.

Com os investimentos, a capacidade de receber passageiros passaria dos atuais 3 milhões/ano para até 25 milhões/ano. O potencial de carga iria das atuais 50 mil toneladas por ano para mais de 300 mil toneladas.

O diretor da SJK Airport, Ronei Glanzmann, avaliou como muito positiva a reunião. “Já temos uma área definida para a expansão e São José tem todas as condições de ser o quarto aeroporto de São Paulo. Temos espaço e um planejamento estratégico a longo prazo para isso. Estamos bastante otimistas”, afirmou.

PUBLICIDADE

VLP

A Prefeitura de São José dos Campos disponibilizou uma linha do VLP (Veículo Leve sobre Pneus) para interligar o aeroporto à rede hoteleira e ser uma opção aos passageiros que chegarem na cidade. A linha passa pelas principais vias do Centro e tem como destino final o Terminal Rodoviário Intermunicipal, no Jardim Paulista.

A ideia é oferecer uma opção confortável, sustentável e econômica a quem chega na cidade para compromissos profissionais ou conexões via transporte terrestre para outros municípios da RMVale. A linha estará em operação somente nos dias de desembarque dos voos, às quartas, sextas e domingos, a partir das 23h.

PUBLICIDADE